Beta 2 Microglobulina Urinaria
Proteínas que passam pela membrana basal glomerular no rim sofrem filtração diferenciada. A permeabilidade é inversamente proporcional ao peso molecular. Apesar disto, somente quantidades diminutas de proteína são detectáveis na urina, porque grande parte das proteínas é reabsorvida nos túbulos. Sua determinação sérica auxilia na avaliação clínica da atividade imune celular e como marcador tumoral de linfócitos. Sua avaliação urinária permite observar distúrbios de filtração renal.
Quando realizar: Indicado no monitoramento de função renal; marcador de rejeição de transplantes (especialmente renal); avaliação e prognóstico de mielomas, leucemia linfocítica crônica e atividade de SIDA. Sua dosagem urinária pode estar elevada em dano tubular.
Preparo:
Instruções de preparo:Com a bexiga vazia, beba um copo de água. 1 hora depois faça a coleta do material.
Homens: lavar o pênis, com água e sabonete, distendendo todo o prepúcio e secar com toalha limpa.
Mulheres: lavar a região genital e anal, com água e sabonete, de frente para trás, enxaguar com bastante água e secar com toalha limpa, de frente para trás, sem fazer movimentos de trás para frente. A presença de sangue menstrual pode interferir no resultado do exame.
Colher, preferencialmente, a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 04 horas após a última micção. Desprezar o primeiro jato de urina (porção inicial da urina) no vaso sanitário e, sem interromper a micção, coletar o segundo jato de urina (jato médio, não encostando o frasco na região genital). Utilizar recipiente graduado e estéril. Só abrir o frasco imediatamente antes da coleta e fechá-lo logo após o seu término.
JEJUM:
Não é necessário jejum.
RESULTADO:
4 dias.
Valor:
R$ 101,00Este exame não requer agendamento.