Amilase Urinaria 24 Horas

Uma quantidade significativa de amilase sérica é excretada pela urina, de modo que, se a amilase sérica estiver elevada, a urinária também tenderá a estar. Na pancreatite, a amilase urinária, quando comparada com a sérica, parece atingir valores elevados por períodos mais longos. Em pacientes que se submeteram a transplante de pâncreas, em que se realiza uma derivação para as vias urinárias, espera-se níveis bem elevados de amilase urinária: quanto mais altos, melhor o prognóstico.

Quando realizar: Coadjuvante à dosagem de amilase sérica na pancreatite.



Preparo:

Pedir para o paciente retirar o frasco e o preparo do exame na UNIDADE de realização do exame.

PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.

PRAZO:
4 dias úteis.


Instruções de preparo: Devem ser suspensos medicamentos (á critério médico) a base de captopril, corticosteróides, ácido ascórbico, cefoxitina, levodopa, metildopa e anabolizantes esteroidais.

Coleta:
Ao levantar pela manhã, deverá desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário. A partir desse momento, toda vez que urinar, durante o resto do dia e também à noite, deve-se recolher integralmente a urina de cada micção, colocando-a no mesmo frasco de coleta. Este deve ser bem fechado e guardado em refrigerador, entre as micções. Armazene toda a urina colhida em recipiente fornecido pelo laboratório. Não usar outra embalagem. Na manhã seguinte, deve-se coletar toda a urina contida na bexiga e encerrar a coleta no horário correspondente ao horário que desprezou a 1° micção da véspera. Durante as 24 horas de coleta, a ingestão de líquidos deve ser a habitual. Deverá ser encaminhado ao laboratório apenas uma alíquota da amostra coletada juntamente com o dado do volume coletado nas 24 horas. Para alguns exames o frasco fornecido pelo laboratório, deverá conter um líquido, cuja função é de conservar a urina, não devendo, portanto ser desprezado.

Valor:

R$ 20,00

Este exame não requer agendamento.